Vida Universitária: Organizando Melhor o Tempo

by - 01:34




A vida inteira o meu maior problema foi saber organizar meu tempo livre. Sempre tive mania de enrolar as leituras e trabalhos da escola/faculdade pro ultimo minuto e, com isso, já passei por bons perrengues.
Esse ano estou tentando ser uma pessoa mais organizada de forma geral e isso, claro, inclui os estudos fora da faculdade e, como sei que essa desorganização [feat. preguiça, confesso] não é um problema só meu, vou dividir com vocês algumas diquinhas que eu vou colocar em prática pra não sofrer com deadline de trabalho ou com resultado de prova.

Siga uma rotina

Perdi a conta de quantas vezes meu professor de inglês do ensino médio falou sobre o tal do timetable e ele tinha razão. Eu amo fingir pra mim mesma que sou organizada, então já criei vários, mas nunca segui. A ordem da vez é seguir essa rotina minuciosamente, deixando sempre um tempinho pros estudos.

Organize seu horários de aula

Quando você é universitária, o que define seu tempo é o seu horário de aula. Tente organizar de forma que você consiga fazer um numero razoável de matérias em horários padronizados, como era na escola.
Por exemplo, quando eu tinha muitos créditos pra cumprir eu sempre tentava encher meus horários da manhã, (seg-sex de 8h a 12h) e, quando precisava escolhia um ou dois dias na semana – alternados – pra fazer mais 2 ou 3 créditos.  Esse horário me permitia ter um tempo organizado, sem ser cansativo, com bastante tempo livre, uma pausa razoável pro almoço, além de me ajudar a estabelecer o hábito de acordar todo dia no mesmo horário.
Pense em quanto tempo fora da faculdade você precisa pra estudar, trabalhar, descansar, fazer cursos, etc. e nos horários dessas atividades e organize seu horário de aula a partir disso sempre dando prioridade as matérias obrigatórias sugeridas ao seu período.

Um pouquinho por dia

Uma vez, durante a primeira greve que enfrentei – a de 2012 – tive que fazer uma resenha enorme e, como tava trasbordando de tempo livre, resolvi experimentar fazer um pouquinho da resenha por dia, uma horinha ou menos. Resultado: acabei a resenha antes mesmo do fim da greve e na véspera da entrega, muitos dos meus amigos estavam loucos por nem ter começado e eu tranquilíssima só esperando a hora de entregar.
Acho que esse item nem precisa de uma explicação melhor, né?

Estude em partes

A Capricho fala isso com a gente desde os nossos 13 anos, mas não custa reforçar. A melhor hora de estudar qualquer conteúdo é no mesmo dia em que ele foi dado, porque ele ainda está fresquinho na nossa cabeça e são maiores as chances de lembrar o que o professor falou e a gente não anotou.
Nesses estudos, procure sempre ressaltar as partes importantes, seja com uma notinha ou um highlight. Na véspera da prova, muitas vezes, você só vai precisar estudar as partes destacadas.


Por fim, entenda [-mos] que o momento de estudo em casa é só uma partezinha do nosso dia que vai garantir menos desespero e menos tempo gasto nas vésperas de prova/entrega de trabalho e que, quanto mais cedo fizermos, mais rápido nos livramos dessa responsabilidade.
Espero que essas dicas sejam úteis pra vocês também.

You May Also Like

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre esse post, ela é muito importante!

*Lembrando que eu irei respondê-lo assim que possível, portanto volte nesse post para ver a sua resposta!

* Comentários Anônimos não serão aceitos. Não custa nada se identificar, não é mesmo?!

Licença Creative Commons
Carô de Caroline Frizeiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.carolinefrizeiro.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.carolinefrizeiro.com/p/contato.html.
É importante informar que este blog contém imagens extraídas de sites de busca, não tendo sido encontrado o proprietário das mesmas. Se você possui direitos sobre qualquer imagem aqui contida por favor entre em contato para pedir a remoção ou créditos. Seu pedido será imediatamente atendido. Obrigada.