Vida Universitária: Entrei na universidade e agora?

by - 21:59



Esse post é pra você que acabou de receber a feliz notícia de que passou no vestibular. Muito provavelmente o ultimo ano foi de muita ralação e você não aguenta mais pensar em estudar aquilo que não curte e não vê a hora de entrar no tão sonhado e fabuloso mundo da universidade.


Mas e agora? Como vai ser? 
Certeza de que você ouviu à exaustão seus pais e professores falando que na faculdade é cada um por si, que seria mais difícil que o ensino médio [e isso lá é possível?] e que te exigiria novas responsabilidades. Uma resposta: Eles estavam certos, pelo menos em parte.
Contando minha experiência pessoal, achei que ia chegar à faculdade e meus professores não iriam nem saber da minha existência, no entanto, boa parte deles decorou o meu nome e de todos os meus colegas, sabem características nossas e chegamos a ter uma relação bem parecida com a que tínhamos com os professores do ensino médio. Boa parte, eu disse, e não o todo. Alguns realmente não sabem que eu existo.
Uma coisa que sempre me deixou animada na ideia de ir pra faculdade era a liberdade na sala de aula, poder sair ou chegar à aula na hora em que eu quisesse e, de fato, isso acontece, mas, tal qual nossos pais sempre falam, com a liberdade vêm as responsabilidades. Eu tive que passar a controlar – como nunca – as minhas faltas, cuidar pra não ir à aula e sair logo na hora da chamada [alguns professores não vão aceitar você dizendo que foi no banheiro nessa hora, mesmo se for verdade] ou sair na hora daquele conteúdo importante que vai cair na prova e não está em nenhum dos bilhares de Xerox.
Sobre a dificuldade, não sei qual curso você escolheu, mas algumas coisas realmente serão mais complicadas ou cansativas do que eram no ensino médio ou do que você esperava, mas normalmente são coisas da sua área de interesse, que você vai ter até prazer em estudar, sem contar que cada matéria, na maioria das vezes, só dura um período de 4 a 6 meses. Rapidinho passa.
A faculdade é um universo totalmente novo, cheio de gente com os mesmos interesses que você e novas possibilidades, então, não tenha a menor dúvida de que, como te disseram, ela será melhor que o ensino médio e talvez a melhor época da sua vida.

You May Also Like

0 comentários

Deixe aqui sua opinião sobre esse post, ela é muito importante!

*Lembrando que eu irei respondê-lo assim que possível, portanto volte nesse post para ver a sua resposta!

* Comentários Anônimos não serão aceitos. Não custa nada se identificar, não é mesmo?!

Licença Creative Commons
Carô de Caroline Frizeiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.carolinefrizeiro.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.carolinefrizeiro.com/p/contato.html.
É importante informar que este blog contém imagens extraídas de sites de busca, não tendo sido encontrado o proprietário das mesmas. Se você possui direitos sobre qualquer imagem aqui contida por favor entre em contato para pedir a remoção ou créditos. Seu pedido será imediatamente atendido. Obrigada.