/* Analytics -----------------------------------------------*/ /* Pinterest Verified -----------------------------------------------*/

10 de dezembro de 2015

5 dicas pra otimizar suas compras



As tags normalmente ficam esquecidas em baixo dos posts, mas estejam certos de que hoje estreamos uma da qual vocês vão querer se lembrar, “economia”, porque acredito que não há humano vivente que não goste de economizar uns bons cobres, certo?
Resolvi fazer uma tag e não uma categoria porque quero marcar todos os posts que possam ajudar a vocês com isso, desde dicas específicas até um relato de alguma comprinha que eu fiz em um post que nada tem a ver com o tema. 



Nesse primeiro post quero dar algumas dicas que eu uso pra “otimizar” minhas compras, ou seja, não me arrepender de ter comprado ou ficar desesperada quando a fatura chega.




1 – Organize suas finanças

Antes de cogitar a hipótese de comprar uma balinha de 1 centavo, sequer, tenha sua vida financeira organizada. Anote todo o dinheiro que ganha, que gasta, os gastos que virão próxima fatura do cartão, e aí sim veja quanto você pode gastar em determinada compra.

2 –  Liste o que você precisa

Eu tenho um caderninho de organização e, em uma seção dele, anoto tudo o que quero ou preciso comprar, em colunas separadas. Esse exercício de quero x preciso é algo antigo nas dicas de compras e ter tudo anotado evita casos de não lembrar o que quer, acabar comprando por impulso e se arrepender depois.
Depois, se já comprei ou não quero ou preciso mais daquilo, é só riscar da lista.
Bônus: Algo que eu não costumo fazer, mas que pode ser interessante – principalmente pras mais consumistas –, é justificar porque você precisa de determinado item da lista, mesmo que sejam justificativas “bobinhas”. Ex: Preciso de shorts porque é verão e eu só tenho 2.

3 – Pesquise sobre o que você quer comprar

Se for uma peça de roupa, procure por ela no lookbook.nu, veja como fica em meninas com um corpo parecido com o seu. Se for um aparelho eletrônico, leia todas as especificações técnicas, veja se tem aquilo que você quer. Afinal, internet tá aí pra isso.

4 – Deixe pra outro dia

Historinha rápida: Outro dia entrei na Marisa e vi uma saia que eu queria em um preço ótimo, mas não ia dar tempo pra experimentar e eu fiquei com medinho de comprar, então fiz um trato comigo e com Deus, se eu voltasse lá no outro dia e ela ainda estivesse lá, eu levava, se não...
Resultado: Voltei lá e não tinha nem mais sombra da saia. Um tempo depois descobri que ela tinha um caimento péssimo e nada tinha a ver com o que eu queria.  Desde então, quando vejo uma peça de roupa em loja física, sempre vou pra casa, penso melhor, pesquiso sobre e no outro dia volto pra buscá-la, caso ela ainda esteja lá.
Você pode aproveitar e parar pra pensar se o que você viu na loja é compatível com suas necessidades e estilo de vida, em quando e quanto vai usar aquilo, se combina com o que você já tem em casa, em caso de roupas. Dessa forma você evita comprar por impulso e se arrepender depois. 

5 – Faça pesquisa de preço

Se o item que você quer é algo mais geral – e não algo que você só vai encontrar em loja x -, vá fazer uma pesquisa de preço. Entre, física ou virtualmente, na maior quantidade de lojas possíveis e escolha a que tem o melhor custo x benefício. 



Certeza que seguindo essas dicas você vai conseguir poupar um bom dinheiro e ficar muito mais satisfeita com suas compras. Você tem mais dicas pra fazer compras mais inteligentes? Conta pra gente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo