/* Analytics -----------------------------------------------*/ /* Pinterest Verified -----------------------------------------------*/

14 de novembro de 2015

De Deus: Por Falta de Conhecimento



Estava lendo sobre a Reforma Protestante nesse maravilhoso texto do MVC (meu blog cristão preferido, a saber) e achei bacana como o Lucas ressalta bastante a importância do conhecimento pros reformadores.
É bem triste perceber que vivemos tempos de uma Igreja ignorante, que repele o conhecimento científico, faz pouco caso do conhecimento sobre os fatos ao seu redor e que não guarda o conhecimento da Palavra. Fica difícil viver assim, né? Tenho um amigo que sempre diz que o burro é aquele que não consegue adquirir conhecimento, enquanto o ignorante é o que tem o conhecimento ao seu dispor, mas escolhe o ignorar e, dessa forma, é melhor ser burro que ignorante.
Deus fala diversas vezes sobre conhecimento, sabedoria e entendimento na Bíblia e parece que o povo de hoje acha que não foi o suficiente. Nós temos preguiça de usar o cérebro, estamos profundamente acomodados e somos incapazes até de pegar um estudo bíblico pra ler, afinal é só chegar na igreja pra pegar a explicação já mastigada pelo Pastor; muito mais fácil, né?
Mas vamos mudar isso?     
                                                       
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Um dos grandes feitos dos reformadores foi a instituição de universidades – algumas que se tornaram as mais importantes do mundo, tipo Harvard, Yale e Darthmouth – o que faz a gente perceber o quanto o conhecimento acadêmico é importante pra eles. Não falo só da faculdade de Teologia, mas de todo o conhecimento das ciências.
Conhecer a história e como funciona o nosso mundo é importante. Conhecer sobre as evoluções das biologia é importante. Conhecer como funcionam os mecanismos e como os elementos reagem entre si é importante. Isso limitando bastante os conceitos e cursos que as universidades oferecem.
Claro que nem todo mundo tem condições de se graduar em uma universidade, mas as próprias escolas costumam oferecer uma base razoável de conhecimento geral sobre esses e outros temas. Sem contar que poucas coisas são ocultas ao Google, né? Se você está lendo esse texto na internet, já é sinal de que tem muita coisa disponível por aí pra pesquisar e aprender.
É só pensar que todas essas coisas têm sua origem no Criador e, se Deus fez, é porque são importantes e dignas da nossa atenção.

O CONHECIMENTO DO MUNDO AO NOSSO REDOR

 A Igreja simplesmente não pode tapar os olhos e ouvidos pro que está acontecendo a sua volta, aos fatos do cotidiano, à política, às causas humanitárias e abrir a boca pra falar besteira, pra julgar e apontar o dedo.
Aqui no Brasil, em específico, estamos tendo problemas seríssimos com o que tem sido feito no governo (a bancada evangélica que não conhece a Cristo, por exemplo), com gente achando que outras pessoas não merecem viver por não serem da mesma religião (os crentes que mataram os umbandistas, por exemplo), pra não falar do que é feito com os homossexuais, com as mulheres, com os negros (a saber, muita gente acredita que os negros são amaldiçoados por Deus) tudo por pura omissão dos cristãos, tudo por preferir repetir um discurso pronto a se informar direito sobre o que está acontecendo.
Como li mais cedo, se você não se levanta pra defender o oprimido, você está do lado do opressor. Escolha o seu. 

O CONHECIMENTO BÍBLICO

O último e mais importante ponto desse texto, conhecer a Bíblia vai bem além de ler um versículo, vai além do trecho exposto pelo seu pastor no culto, vai além até daqueles capítulos, versículos e histórias que já decoramos.
Conhecer a Bíblia requer leitura diária, requer uma leitura atenta e requer um estudo do que está escrito. A Bíblia foi organizada em ordem cronológica não porque seria mais legal, existe um sentido ali, a história evolui até chegar onde estamos.
Esses dias assisti a pregação de um pastor que faz uma associação entre um fato de Apocalipse com um de Êxodo. Eu não estou lendo a Bíblia pela primeira vez e não fui capaz de fazer essa associação sozinha, ou seja, a Palavra tem muita coisa a ser revelada e entendida que só assim será se for muito estudada, diversas vezes.

 Não quero aqui acusar ninguém, ta? Me coloco no mesmo saco porque me falta muito estudo, muita atenção, sabedoria e conhecimento. Mas o bom é que podemos contar com o Senhor. Ele disse que era só pedir, que nos daria sabedoria e dele vem todo entendimento, certo? Inclusive a força de vontade pra buscar estudar o que nos está disponível.  Então vamos fazer nossa parte e nos tornarmos cada vez mais próximos daquilo que o Pai quer sejamos aqui na Terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo